ENEC

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O que é?

Exame Nacional de Escolas Cenecistas - ENEC, realizado em todas as unidades cenecistas do Brasil, desde 2006.

Público-alvo

Estudantes de todas as unidades cenecistas do território nacional e, a partir de 2011, professores, gestores pedagógicos e administrativos.

Objetivo

Ser uma poderosa ferramenta de controle e de gestão dos recursos que se alocam para melhoria da qualidade da educação.

Conheça mais sobre o ENEC

O ENEC é uma evolução da Avaliação Sistêmica realizada por dois estados brasileiros, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ampliou-se para as unidades cenecistas de todo o Brasil, desde 2006, com avaliações de desempenho, inicialmente, dos alunos que concluíam a 4ª série/5º ano, 8ª série/9º ano do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio, envolvendo, posteriormente, mais três séries/anos, o 2º ano, o 6º ano do ensino fundamental e a 2ª série do ensino médio.

Quase sempre realizado ao final de outubro, introduzindo, gradativamente, a Avaliação pela Teoria de Resposta ao Item, atrelada às propostas das várias referências curriculares nacionais, em particular, observando a referenciação oriunda dos Parâmetros Curriculares Nacionais dos diversos ensinos, o ENEC passou a ser um instrumento eficaz de controle e de gestão de professores e gestores pedagógicos e administrativos da CNEC, com vistas à melhoria da qualidade do aprendizado vivenciado em suas unidades.

Em particular, o ENEC foi o início do que, a partir de 2011, passou a constituir uma avaliação diagnóstica de professores, gestores pedagógicos e administrativos para, em 2012, incluir todo o recurso humano envolvido em suas unidades educacionais de educação básica.

Foi, também, o ponto de partida para que, do mesmo modo, fosse ofertado para todos os ambientes públicos e privados que dele se utilizaram para a constituição do que, hoje, se denomina SAEM, isto é, Sistema de Avaliação de Escolas Municipais.

O SAEM, desde 2006, também avalia alguns ambientes públicos de educação básica, em particular, regularmente, o município de Uberaba, para o qual o Sistema já avalia todos os alunos da rede pública desde os 8 até os 14 anos, ofertando relatórios substanciais para que a gestão da educação básica no ensino fundamental possa, com os instrumentos de controle e de gestão de que dispõe, analisar desempenho de alunos, envolvendo recursos humanos docentes e gestores pedagógicos e administrativos na solução das dificuldades detectadas, ampliando a sua capacidade de análise das situações vivenciadas por todos que atuam no ambiente educacional.

Mais recentemente, a exemplo do que se realiza no grupo educacional CNEC, o município de Uberaba também iniciou a prática de avaliação diagnóstica de seus recursos humanos docentes e de gestão pedagógica, com vistas a delinear seu planejamento de formação continuada com base em dados quantitativamente substantivos para respaldar decisões de planejamento da educação municipal.

Com intensa troca e constituição de grupo de estudos avançados de docentes da CNEC, focados, fundamentalmente, nas conquistas dos processos de avaliação em escala, o ENEC passa a ser uma realidade institucional com foco específico na Avaliação Educacional, qualificando seus recursos humanos, agregando novos profissionais da área para que a Avaliação deixe de ser uma atividade cartorial para ser uma poderosa ferramenta de controle e de gestão dos recursos que se alocam para a melhoria da qualidade da Educação, objetivo maior da CNEC.