Novidades

07/02/2020

Educação infantil da CNEC tem material didático renovado para o ano de 2020

As turmas de educação infantil dos Colégios que integram a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) iniciarão o ano letivo de 2020 com o material didático reformulado e em acordo com as diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um importante documento que regulamenta quais as aprendizagens essenciais devem ser trabalhadas nas escolas brasileiras.

O novo material atenderá os estudantes de 2 a 5 anos, que estiverem matriculados no maternal II e III e na pré-escola I e II, e será estruturado em módulos temáticos que dialogam com as vivências das crianças em cada fase da infância e estimulam o desenvolvimento de novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula.

A metodologia é inspirada no reconhecido modelo educacional Reggio Emilia, que considera a criança como indivíduo repleto de potencial e possibilidades, e acredita que as diferenças reforçam o valor de cada pessoa.

Para tornar o ensino ainda mais didático e lúdico, os conteúdos serão disponibilizados em quatro cadernos chamados de portfólios, que integram a coleção “Toni Itinerários”. O nome faz referência ao mascote Toni, um simpático cavalinho que acompanhará as crianças nas rotas de aprendizagem.

Além do “Portfólio do aluno - Parte I” e do “Portfólio do aluno - Parte II”, as crianças terão acesso ao livro “Itinerários da família”, uma publicação que priorizará a parceria escola-família na construção do saber, com propostas de atividades que promovem o envolvimento efetivo de estudantes, responsáveis e professores. 

O material didático é complementado ainda com o portfólio “Toni em ação”, que permitirá aos estudantes usar figuras destacáveis e adesivas para enriquecer a aprendizagem adquirida em sala de aula.

O novo material da educação infantil está disponível para aquisição no Sistema de Ensino CNEC.