Novidades

30/03/2021

CNEC Talks retoma programação em abril

Primeiro encontro online de 2021 será sobre desenvolvimento profissional docente

Depois de uma breve pausa no início do ano, o CNEC Talks está de volta para mais uma série de webinars voltada para professores, coordenadores e diretores da rede.


O primeiro encontro de 2021 está agendado para o dia 14 de abril (quarta-feira), a partir das 20h. Nessa oportunidade, a professora Váldina Gonçalves da Costa será nossa convidada para um debate acerca do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD).


A professora é licenciada em Matemática e mestre em Educação pela Universidade de Uberaba e doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, ela é professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e atua no Curso de Licenciatura em Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). Váldina tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Matemática e interesse em formação de professores, e em Educação Matemática, desenvolvimento profissional docente, cinema e ludicidade.


Váldina participa como coordenadora e pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) e da Rede de Pesquisa sobre Profissão Docente. Ela também é Membro da Red de Estudios sobre Educación (REED), uma rede interativa e de cooperação sem fins lucrativos que reúne professores, pesquisadores e diretores universitários que se interessam pela investigação pedagógica e por grupos de estudo ou pesquisa no ramo das ciências da educação, universidades, instituições de ensino, redes acadêmicas ou outros tipos de organizações que se dedicam à formação de profissionais em nível de graduação ou pós-graduação.


Durante o primeiro encontro do CNEC Talks neste ano, a professora falará sobre o processo de desenvolvimento profissional docente e como o DPD é analisado nas comunidades investigativas. “O desenvolvimento profissional docente é importante para que os professores revejam, renovem, ampliem e desenvolvam, tanto individualmente quanto coletivamente, seus conhecimentos de forma crítica e juntamente com seus estudantes num processo reflexivo, de maneira a produzirem práticas eficazes nas diferentes fases de suas vidas profissionais”, a docente explica.


O evento também abordará questões relacionadas ao desenvolvimento profissional durante o período da pandemia, o qual vivemos há mais de um ano. “Com a pandemia, nós, professores, precisamos (re)construir, aprimorar e compartilhar nossas aprendizagens em relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Também precisamos ser capazes de inserir no contexto on-line diferentes momentos de socialização com os estudantes, de acolhimento e de responsabilidade social”, a professora Váldina conclui.


A transmissão ao vivo do CNEC Talks, assim como nas outras edições, será feita em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/cneconline. O encontro será gravado e, posteriormente, postado no canal.