Novidades

26/08/2020

CNEC realiza jornada pedagógica para retomada gradual das aulas presenciais

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade e a Coordenação da Educação Básica (CEDUC-EB) desenvolveram durante a primeira semana de agosto, junto aos diretores e coordenadores pedagógicos dos nossos colégios e escolas da rede, uma Jornada Pedagógica online e ao vivo, com o objetivo de repassar e debater diretrizes sobre a retomada das aulas presenciais nos colégios da rede CNEC.

A jornada, que aconteceu entre dias 3 e 6 de agosto, foi completamente virtual para respeitar as diretrizes dos órgãos de saúde e garantir a segurança dos participantes. O evento contou com a participação do vice-presidente de Educação da CNEC, José Lima, de representantes do corpo diretor da Instituição e de colaboradores da CEDUC, que, juntos, apresentaram a jornada pedagógica.


“Nos seus 77 anos de existência (1943-2020), a CNEC passou e passa por mudanças, para ir se adaptando aos desafios da vida educacional, econômica, política e jurídica do país. Mas, nunca perdendo de vista a necessidade de aprimorar os conhecimentos pedagógicos do seu corpo docente e administrativo. Foi assim que realizou mais uma Semana Pedagógica, coroada de êxito, sobretudo pela participação e dedicação de seus professores, coordenadores e diretores, todos unidos ao pessoal da Mantenedora. Afinal, a CNEC é formada por todos.” - Professor José Lima - Vice-presidente da CNEC


O principal tópico tratado no evento foi a adequação das escolas para a retomada das atividades presenciais, de acordo com a liberação governamental de seus municípios. Cada colégio receberá o apoio da mantenedora da rede CNEC para seguir uma série de diretrizes padronizadas e medidas de segurança para a garantia da saúde de alunos e funcionários. Além disso, a realidade de cada uma de nossas instituições será avaliada junto aos diretores das unidades para a definição de estratégias específicas para o cenário em que os colégios estão inseridos.


“A Jornada Pedagógica realizada neste 2º semestre nos trouxe o desafio de promover uma formação, 100% on-line, com as equipes pedagógicas de 67 escolas da CNEC e proceder alinhamentos para o desenvolvimento de projetos institucionais - como a Avaliação Diagnóstica, CNEC Cidadania e Progressão Parcial, previstos na Proposta Pedagógica e no Regimento da CNEC, adequando-os para o contexto de aulas on-lines e domiciliares, o CNEC Home Learning.
Além disso, devido a esse "novo" modelo de ensinar na educação básica, discutimos sobre as "novas" exigências que os órgãos reguladores estão solicitando às unidades escolares, como documentações para validar as aulas não-presenciais, a reorganização do calendário escolar e o protocolo para o retorno das aulas presenciais. Assim, denota-se importância a esse evento pois foi um momento de atualização, planejamento e reflexão sobre o atual cenário educacional do país, de modo que as equipes pedagógicas das escolas CNEC estejam preparadas para dar continuidade ao ano letivo com qualidade - seja ele presencial, on-line, domiciliar e/ou híbrido.” - Professor Julio Neto - Especialista de Avaliação/ Analista em Educação da CEDUC-EB


Após quatro dias de análises e discussões a respeito das diversas temáticas e múltiplas possibilidades e desafios que esta fase da pandemia nos impõe, foi cumprida toda a agenda de conteúdos proposta, abordando todos os aspectos e detalhes importantes para a retomada gradativa das atividades presenciais, com toda a cautela e cuidados necessários. Além disso, cada unidade receberá o apoio necessário para a retomada gradativa das aulas presenciais, tendo em vista as exigências dos órgãos responsáveis em cada município.