Diferenciais

Conheça os Nossos
Diferenciais

A CNEC reafirma, todos os dias, a crença no

ser e o compromisso de formar pessoas para

a VIDA: nossas Escolas e Faculdades

valorizam as pessoas.

Cada Instituição representa os ideais da educação humanitária e se coloca a serviço do aluno, da família e da comunidade onde está inserida. Nossos diferenciais estão pautados pela cultura do cuidado e do acolhimento; inserção do aluno como ator corresponsável de sua formação integral; e tradição construída ao longo de uma exitosa trajetória.

A CNEC acredita e trabalha para que sua proposta esteja pautada por cinco DIFERENCIAIS COMPETITIVOS que resultam na construção de experiências significativas e relevantes para seus alunos e para a comunidade.

As atividades de ensino, pesquisa e extensão são planejadas e desenvolvidas sob orientação do SENSO DE PERTINÊNCIA, que reflete a essência comunitária da Instituição e é materializado por meio da interlocução profunda com a sociedade e seus atores institucionais, permitindo o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental da comunidade.

O EMPREENDEDORISMO é a linha mestra das políticas educacionais e visa garantir o alinhamento das atividades pedagógicas direcionadas ao aluno para o desenvolvimento de um conjunto amplo de competências e habilidades.

A TECNOLOGIA é meio e fim nas políticas educacionais. Como meio, está presente nas metodologias e no modelo de educação e também nos ambientes virtuais de aprendizagem, bibliotecas, laboratórios e equipamentos. Como fim, é percebida à medida em que os projetos e atividades pedagógicas resultam no desenvolvimento de produtos, processos, métodos ou técnicas que colaborem para a solução de problemas e ou na construção possibilidades para os alunos e para a comunidade.

A CNEC se apropria do conceito de SUSTENTABILIDADE definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) ao reafirmar que o “desenvolvimento sustentável é aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.” Assim, todas as atividades são planejadas na perspectiva da busca pela qualidade a partir da sustentabilidade econômica, ambiental, social e empresarial.

Assim como o Empreendedorismo, as METODOLOGIAS ATIVAS também são condutoras do modelo educacional, resgatando no aluno o protagonismo. Nesse sentido, o aluno é o sujeito histórico e assume o principal papel na aprendizagem, importando seus saberes, opiniões e experiências para linha de largada da construção do conhecimento.

A CNEC defende a autoaprendizagem e estimula a reflexão, a pesquisa, a tomada de decisão no curso do processo formativo e também a ressignificação da prática docente, atribuindo ao professor o papel de mentor e facilitador desse processo.